Goste você ou não, imagem é importante. Sua música pode impactar o público, você pode ter os melhores músicos e uma performance “matadora” ao vivo, mas, tudo isso acaba indo pelo ralo se a sua imagem não consegue comunicar essas qualidades. Em muitos casos, a imagem acaba vendendo sua música antes que ela seja ouvida.
Não há um padrão ou um manual pra cada artista. Existe o bom senso e algumas dicas estratégicas podem te ajudar a construir uma imagem convidativa que principalmente, não seja um entrave para vender a sua música. Algumas:
1. Converse com um Personal Stylist
O Personal Stylist é um profissional que vai traduzir o que você é e como se sente para a forma como se veste. Parece simples, mas, não é. Na maioria das vezes nós músicos precisamos de um olhar de alguém “de fora” pra perceber detalhes que não enxergamos. Quando o que você veste conversa com a sua personalidade, sua comunicação verbal e sua música, você encontrou a combinação perfeita. Existem consultores de estilo para o mercado da música, procure no Google e contrate seus serviços. Vale a pena.
2. Tenha uma visão
Existem músicos que possuem uma visão clara do que querem transparecer e principalmente, do que não querem. Ter alguém como um Personal Stylist para auxiliar, vai te poupar muita energia, mas, é preciso ter uma consciência de como você deseja que seu trabalho seja visto pelas pessoas. Isso nenhum profissional vai fazer por ti. Do contrário, você corre o sério risco de acabar sendo influenciado pelo que é comum e não constroi uma identidade com a sua imagem.
3. Não faça nada que você se arrependeria depois
Intervenções na sua imagem precisam ser pensadas. Me recordo de um artista (que não posso falar o nome por uma questão ética) que trabalhou 6 anos na produção do seu disco. A paixão e a certeza de que aquele era seu material definitivo o fez gravar uma tatuagem (com o nome do álbum) no braço. Uma grande gravadora o procurou interessada pela distribuição, mas, solicitou que o artista mudasse o nome do trabalho. Viu o tamanho do problema?
4. Imagens precisam “conversar”
Quando você olha uma banda no palco, inconscientemente acaba fazendo uma relação do todo. Você não percebe, mas, seu cérebro tende a unir aquele conjunto de imagens para gerar um resultado único que te dê algum sentido. Me lembro de uma frase de David Geffen, que quando viu os Guns N’ Roses pela primeira vez disse: “Eles juntos pareciam uma quadrilha pronta pra assaltar alguém. Gostei disso.” Cada músico com sua identidade acaba dando um sentido visual a todo o grupo. A Legião Urbana tinha “a cara do Brasil” quando estreou em 1984. Uma miscigenação que aproximou ao rock, um público popular acostumado à uma música 100% brasileira.
5. Não seja quem você não é
Você pode ter influências musicais e gostar muito de um determinado artista, mas, você jamais poderá ser ele. Nem tampouco é correto construir uma verdadeira colcha de retalhos com ideias “pescadas” de uma série de músicos se isso não fala com você. Antes de definir o que vestir é preciso saber quem realmente você é. Pergunta óbvia? Com certeza não. Se você não sabe se definir, jamais conseguirá construir uma imagem que defina quem você é. Simples assim.
Escrito por: Vinicius Soares
Fonte: O Palco Digital
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