O relacionamento inicia-se junto com as etapas da venda, quer você queira, quer não! Por isso, fique atento às nossas dicas e tire o melhor proveito delas em seu dia a dia na empresa.
Pense bem: querer iniciar o relacionamento com um cliente depois de um atendimento frustrado é quase impossível.
Ao contrário do que muitas empresas pensam – e praticam – o relacionamento é a porta de entrada da sua empresa, e não o cartão de visitas, a sua loja bonita, nem nada do tipo.
Quando o atendimento não é satisfatório, dificilmente os clientes prosseguem na compra, e, quando prosseguem, já começam com um pé atrás. É por isso que insistimos, mais uma vez: entenda a importância do atendimento ao cliente e pratique sempre em sua empresa!
Sendo assim, o esforço para demonstrar que sua empresa e produto são confiáveis será dobrado, pois a primeira impressão pode até não ser a que fica, mas é a que fica por mais tempo.
Tendo isto em vista, apresentamos algumas dicas para transformar o atendimento do seu negócio na porta de entrada para o relacionamento com o cliente:
1. Atendimento empático
Quem deseja saber tudo sobre atendimento ao cliente deve começar com o conceito de empatia.
Se você fosse o cliente, gostaria de ser tratado da maneira com que a sua empresa o trata?
É preciso atender e se relacionar com o cliente, pensando no cliente, e não apenas pensando em como a sua empresa é maravilhosa e seria ótimo para o cliente fazer negócios com você.
Sente-se na cadeira do cliente e veja se o seu discurso está focado na sua empresa, como um folheto falante, ou se está focado na real necessidade em servir o cliente.
Pense o atendimento e relacionamento com o cliente como uma maneira de resolver os problemas dele, não os seus!
Não pressione o cliente durante o atendimento.
2. Foco no longo prazo
Relacionamento é sempre algo de longo prazo.
Se, no primeiro atendimento, a sua empresa tentar empurrar algo para o cliente, certamente ele irá se assustar. As empresas e o setor de relacionamento com o cliente não podem sair empurrando um produto ou serviço para os consumidores, sem ter a certeza de que é isso que eles precisam. Muito menos sem a certeza de que o produto que ela tem, fará uma diferença positiva na vida dele.
Nesse contexto, o que é relacionamento com cliente senão demostrar, a todo tempo, que se preocupa com ele e deseja encontrar a melhor solução para seus problemas?
3. Tudo se resume, ou se prolonga, em entender a importância do atendimento ao cliente
O atendimento pode ser um atalho ou um vínculo permanente. É possível perder clientes e continuar com bom relacionamento, da mesma maneira que é possível ter um cliente por muito tempo te odiando.
O atendimento e o relacionamento com o cliente são a porta de entrada em uma empresa. É através deles que negócios podem ser encurtados ou prolongados. Portanto, o atendimento, o serviço ao cliente e a cultura da empresa são as grandes ferramentas no dia-a-dia dos negócios.
É vital que seu setor de relacionamento com o cliente, e todos os demais funcionários, entendam isso: Faça desses itens um ciclo virtuoso de relacionamento.
Todo relacionamento precisa ser focado no longo prazo.
O relacionamento pode até chegar ao fim, mas a sua vontade de se relacionar com o cliente e superar as suas expectativas e necessidades, precisa ser eterna. Essa força de vontade vai transformar a forma que a empresa se comporta junto aos clientes.
Escrito por: Gustavo Paulillo
Fonte: Agendador
Postagem original aqui.